Todos os instrumentos contratados tem que tocar em todos os momentos da cerimônia?

Nem todos os instrumentos contratados atuarão em absolutamente todos os momentos da cerimônia. Para que todos os instrumentos sejam utilizados todo o tempo depende bastante do repertório selecionado pelos noivos e dos arranjos das músicas.


Para que o entendimento fique mais claro, vamos dar o exemplo de um pacote de instrumentos contratado contendo clarins, piano, violino, violoncelo e percussão.


Nesta formação bastante usual e elegante, a percussão pode não aparecer em músicas de trocas e benção de alianças ou mesmo de entrada de damas e pajens. No entanto, este instrumento dará vida para as músicas de entrada da noiva, noivo, pais e padrinhos, que geralmente são mais solenes ou animadas.


Os clarins farão a clarinada para o anuncio da entrada da noiva e, dependendo dos arranjos, não serão mais utilizados durante a cerimônia. Se forem utilizados, atentem-se para que eles não toquem a mesma coisa que o violino e que tenham partituras separadas para eles. Para maiores detalhes sobre este assunto, vejam nosso post sobre os arranjos. A Vitta Coral e Orquestra possui arranjos próprios para os instrumentos de sopro participarem das demais músicas (inclusive as mais leves) independentemente dos demais instrumentos.


Já o piano, o violino e o violoncelo farão parte da totalidade das músicas selecionadas. O piano é essencial nesta formação e faz toda a diferença na harmonia e melodia. O violino fará a melodia principal junto com o piano e o violoncelo fará o baixo, que é a parte grave da música.


Com base em tudo o que discutirmos até aqui, se vocês optarem por uma formação mais versátil e com excelente custo-benefício, este trio (piano+violino+violoncelo) é uma opção muito recomendada. Esta formação pode ser utilizada em todo o repertório, os arranjos são mais simples, as músicas soam bem sem muita elaboração.


A dica aqui é entender muito bem os instrumentos que vocês estão contratando, saber quando eles serão utilizados e questionar como são feitos os arranjos para eles. Peçam também para ter acesso a vídeos ou áudios elaborados pela empresa de algumas das músicas selecionadas.


Este comentário está baseado nas nossas experiências pessoais tocando como instrumentistas contratados em empresas de casamentos quando muitas vezes na hora não tivemos partituras adequadas para cada instrumento, devendo improvisar. Já vivenciamos também situações das partituras de cada instrumento apresentarem-se em tons diferentes, trazendo sérios riscos de execução das músicas da cerimônia.


O objetivo deste post é esclarecer os detalhes que muitas vezes não são de conhecimento dos clientes e que fazem toda a diferença na cerimônia.


Esperamos que estes esclarecimentos auxiliem vocês na escolha dos músicos para o Grande Dia!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
Vitta-Coral-e-Orquestra

 +55 11 99624 4644 • +55 11 97205 3015