Qual a idade ideal para começar a estudar piano ou qualquer outro instrumento musical?

Não existe uma resposta certa sobre qual a idade ideal para começar a estudar um instrumento musical. A maioria das pessoas pensa que o estudo deve começar na primeira infância, mas tudo depende do que o aluno pretende. Para ser um concertista ou profissional da música o ideal seria iniciar os estudos o quanto antes, mas quando o objetivo é relaxar e ter um hobby toda idade é perfeita.


Qualquer pessoa pode aprender a tocar um instrumento musical, o que vai variar é o nível técnico no instrumento de acordo com o tempo de estudo e o talento. As crianças e adolescentes possuem mais facilidade de absorção de conteúdo, já os adultos possuem mais disciplina e sabedoria. Dessa forma, a conclusão sobre a idade certa para estudar piano ou outro instrumento musical é qualquer uma!


O estudo da música traz muitos benefícios em qualquer idade. Para as crianças, no entanto, o contato com a música é essencial. Destacamos dentre os inúmeros benefícios da música na infância a promoção do desenvolvimento cerebral, o desenvolvimento do processo cognitivo e emocional, a promoção da autoconfiança, o incentivo à socialização, o estímulo dos sentidos, a ampliação do conhecimento cultural e o desenvolvimento do aprendizado de outras disciplinas.


Por estes e outros motivos indicamos que as crianças tenham contato com aulas de musicalização o quanto antes e, quando alcançarem a idade de cerca de 6 ou 7 anos, iniciem o aprendizado de um instrumento específico. Se a criança frequentou as aulas de musicalização previamente será mais fácil analisar qual instrumento ela poderá ter uma tendência maior e investir no aprendizado.


O piano é por excelência o instrumento mais didático, completo e versátil. Ele facilita inclusive o aprendizado de teoria musical e percepção, o que torna seu estudo mais propício para as crianças. O teclado também se enquadraria neste conceito didático.


Temos experiência na didática de piano infantil. Entre em contato conosco para maiores informações.