O que é a Clarinada? Seria o mesmo que Marcha Nupcial?

Esta é uma das dúvidas mais corriqueiras no que se refere à entrada da noiva. Existe uma certa confusão entre Clarinada e Marcha Nupcial e muitas noivas acham que é a mesma coisa. E não é!


A Clarinada cria a expectativa para a entrada da noiva, ela antecede a música de entrada, que pode ou não ser a Marcha Nupcial. A Clarinada tem este nome porque é tocada por Clarins, que são instrumentos de sopro, atualmente também substituídos por trompetes triunfais. Uma opção que fica muito elegante e com um timbre maravilhoso é misturar trompete e trombone triunfais. Outro adereço que reforça a solenidade do momento é o uso das flâmulas nos instrumentos.


A Clarinada pode ser realizada em forma de cortejo. Esta modalidade fica perfeita para clarinadas mais longas. Nesta hipótese os músicos de casaca tocam uma parte da clarinada na porta de entrada da Igreja ou espaço da cerimônia, deixam em suspense e tocam no meio do corredor de entrada a segunda parte, depois deixam em suspense novamente e se dirigem até o altar para finalizar a clarinada. Logo após emendam a música de entrada da noiva.


A Clarinada também pode ser entoada antes da saída dos noivos, antecedendo a música de saída.


Existem diversas clarinadas sendo as mais comuns da Rainha, de Mahler, Odisseia e Clarins de Roma. Assim como a Marcha Nupcial, as Clarinadas foram extraídas de trechos de sinfonias, peças ou poemas sinfônicos de diferentes compositores.


A Marcha Nupcial é uma das músicas mais solicitadas para a entrada da noiva. Apesar de atualmente os casamentos tradicionais estarem dando espaço a diferentes estilos de cerimônias e músicas de entrada de noivas, a Marcha continua sendo a preferida.


A título de curiosidade, Mendelssohn compôs a Marcha em 1842 no tom de dó maior para a peça Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare.


Resumidamente abordaremos abaixo algumas diferenças entre a Clarinada e a Marcha Nupcial.

Clarinada

Marcha Nupcial

Antecede a música de entrada da noiva. Cria a expectativa para a entrada. É o anúncio da noiva

É a própria música de entrada da noiva

​Tocada por triunfais

Pode ser tocada por qualquer instrumento

Músicos podem entrar em cortejo com os triunfais

Músicos em lugar específico (ao lado do altar, fundo ou parte de cima do espaço)

Existem diversas clarinadas de diferentes compositores

​Composta por Mendelssohn, é única

Pode existir sem a Marcha Nupcial, antecedendo outra música de entrada.

Pode existir sem a Clarinada

Estão prontos para decidirem a Clarinada e a Música de Entrada da Noiva?