Músicas para cada momento da cerimônia

Dando sequência ao assunto do último post, vamos falar dos sobre o estilo das músicas de cada momento da cerimônia. Para atender a todos os casais misturamos dicas de músicas eruditas e populares.



E por falar em repertório erudito ou popular, uma cerimônia pode perfeitamente comportar estes dois estilos de música. Não existem regras para isso, deve-se respeitar o estilo e gosto do casal. O que vamos tratar aqui é o que ficaria mais adequado para cada momento, mas quem manda mesmo é o coração de vocês!




Sala de Espera: momento da chegada e acomodação dos convidados no local da cerimônia. Tocamos cerca de 3 a 5 músicas, que são mais calmas e geralmente instrumentais. Este momento combina com Aria na 4ª Corda de Bach, Meditação de Thais de Massenet, Adágio de Albinoni, Serenata de Schubert, Canon in D de Pachelbel, Memory do Musical Cats, Unchained Melody do Filme Ghost, My Heart Will Go On do Filme Titanic.




Entrada do Noivo: momento que noivo entra com sua mãe. Geralmente tocada uma música instrumental de impacto, muitas vezes de filmes. Em nenhum momento a música do noivo pode superar a música da entrada da noiva. Como sugestão temos a música de Games of Thrones, Carruagens de Fogo, A Conquista do Paraíso, Gladiador, Clarins de Roma e Marcha Triunfal de Verdi.




Entrada de Pais e Padrinhos: momento da entrada da mãe da noiva com o pai do noivo e dos casais de padrinhos. Este momento pode ser junto com a entrada do noivo aproveitando a mesma música ou pode ser separado. O estilo de música é o mesmo da entrada do noivo e como sugestão temos Marcha dos Sacerdotes, Bolero de Ravel ou Trumpet Voluntary de Purcell.




Entrada da Noiva: momento mais esperado da cerimônia. A música deve ser exclusiva! Pode ser precedida ou não da clarinada, que é o anúncio de sua entrada com clarins triunfais. A Marcha Nupcial de Mendelssohn é a preferida das noivas. Uma alternativa seria a Marcha Nupcial de Wagner, também solene e pomposa. Para as noivas mais modernas que não fazem questão da Marcha, tocamos frequentemente Eu sei que vou te amar de Tom Jobim ou Thousand Years da Christina Perri.




Entrada de Damas, Pajens e Floristas: momento gracioso da cerimônia. Podem ser escolhidos três estilos de música: desenhos ou temas infantis, barrocas e brasileiras. Dentre as músicas de desenhos animados sugerimos O Rei Leão, Pinocchio, Aladdin e a Bela e a Fera. Já as músicas barrocas mais tocadas são Minueto de Bach e Primavera de Vivaldi. E quanto às músicas brasileiras, as mais requisitadas são Aquarela e Caderno de Toquinho e Vinícius de Morais.




Benção das Alianças: momento que requer música mais calma, geralmente sacra. As mais solicitadas são Ave Maria de Gounod, Ave Maria de Schubert e Jesus Alegria dos Homens de Bach.




Cumprimentos: momento de comoção! Músicas românticas ou modernas que trazem lembranças ao casal. As mais tocadas são All I Ask of You do Musical O Fantasma da Ópera, Con te Partiró de Andrea Bocelli, All of Me de John Legend, Perfect de Ed Sheeran, Perhaps Love de J. Denver, Cavalleria Rusticana de Mascagni e Ave Verum de Mozart.




Saída de Pais e Padrinhos: momento de descontração que requer músicas alegres como Accidentally in Love de Counting Crows, Sugar de Maroon 5 ou Over the Rainbow (estilo havaiana).




Saída dos Noivos: momento “enfim casados”. Músicas muito alegres que podem ser precedidas de clarinada para os noivos deixarem o altar. Podem ser adotadas as mesmas sugestões de música de saída de pais e padrinhos. Outras sugestões podem ser Marry You de Bruno Mars ou Viva la Vida do Coldplay.



Venham conversar conosco. Podemos auxiliá-los com mais sugestões de repertório de acordo com a formação de instrumentos que vocês escolherem!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
Vitta-Coral-e-Orquestra

 +55 11 99624 4644 • +55 11 97205 3015